3 maio 2007 - Egotrip    Comentários desativados em Aviões

Aviões

Avião Jahu

Quando eu era criança, lá nos meus 11 anos fui a uma exposição no Museu de Aeronáutica do Parque do Ibirapuera – São Paulo – e que infelizmente se encontra desativado atualmente. O hype daqueles dias era o avião Jahu feito em madeira e que tinha sido utilizado para a travessia pelo Atlântico havia 50 anos…Esquadrilha da Fumaça

Foi daí que nasceu a minha paixão por aviões. Daquele dia em diante eu sonhava em ser um piloto de avião. Mas o sonho foi ceifado no dia em que fui me alistar na Aeronáutica. Como estava usando óculos, nem fui para o exame médico. Fui reprovado na hora. Vocês podem pensar que eu ainda poderia ser piloto comercial, mas se eu quisesse sê-lo, para quê estaria tentando a área militar? A resposta está na foto à direita.

Nos anos 90, já trabalhando em informática e com computador em casa, comecei a colecionar os simuladores de vôo. Das dezenas que tive, os que mais gostei foram o Dawn Patrol e o U.S. Navy Fighters.

O primeiro se ambientava na 1ª Guerra Mundial onde, durante as missões, você poderia ter a chance de encontrar o Barão Vermelho – Manfred von Richthofen – e travar um combate contra o seu triplano vermelho.

Dawn PatrolUS Navy Fighters

O segundo, eu só apreciava por poder pilotar um F14 – TomCat – de geometria variável onde suas asas eram móveis e otimizavam a área de sustentação do avião.

Por essas e outras, nem precisa dizer que o meu ídolo nacional é o Santos Dumont, pelo que fez à aviação. Se não inventou o avião, foi ele quem deu o pontapé inicial para o desenvolvimento da Aeronáutica, permitindo que suas idéias fossem copiadas e melhoradas, pois nunca se importou em patenteá-las, ao contrário dos irmãos Wright.

É uma pena que tenham desativado o Museu depois da morte da Ada Rogato, de modo que não posso ver mais nenhum de seus inventos – principalmente o Demoiselle – por lá.

Demoiselle - Avião de Santos dumont


Technorati : ,

Comments are closed.